quarta-feira, agosto 03, 2022

Iron maiden - Estádio Nacional

Após 2 adiamentos, finalmente o concerto de Iron maiden no Estádio Nacional aconteceu. Inicialmente para 2020, devido à pandemia adiado primeiro para 2021, e depois novamente adiado para 2022, realizou-se finalmente no domingo passado o concerto. Em primeiro lugar tenho de referir que este foi o concerto com mais pessoas que alguma vez fui, trânsito para chegar perto do estádio e um estádio praticamente cheio por todos os lados, numa impressionante moldura humana a lembrar festivais de referência. Muitos não portugueses também, muitos espanhóis e britânicos o que para mim é estranho visto o concerto ter sido adiado várias vezes, será que estas pessoas remarcaram férias para estar cá na altura do concerto, ou vieram propositadamente para o concerto? Na altura que comprei o bilhete queria comprar para o relvado, era mais barato e ficava mais perto do palco, mas um amigo meu que já tinha bilhete convenceu-me a comprar bilhete para ao pé dele na bancada, e no final acabou por não ir ao concerto. Lá fiquei super longe do palco, mais confortável sim, especialmente porque já estava à sombra naquele imenso calor, mas teria preferido ficar mais perto do palco.

A primeira banda a entrar em palco foram os Airbourne, ainda nem eu tinha conseguido entrar no estádio dada a confusão que estava para entrar. Creio que foi uma boa escolha como banda inicial, conhecia praticamente nada desta banda, mas rapidamente se percebe que tem algumas similaridades com AC/DC e mesmo com os Iron maiden, por isso seria normal agradar à maioria do público presente no estádio. Não desgostei, mas também não é a minha sonoridade de eleição, poderei voltar a ouvir e reconhecerei o som, mas activamente não andarei à procura de saber mais da banda.


Airbourne Setlist Estádio Nacional, Oeiras, Portugal, Boneshaker World Tour 2022

A segunda banda a entrar em palco posso dizer que foram os principais culpados de eu ter ido a estes concertos, sim os Iron maiden são uns monstros, mas se os Within Temptation não tivessem vindo actuar provavelmente não teria comprado bilhete para estes concertos, deixaria para outra altura a oportunidade de ver Iron maiden. Esta foi a 3ª vez que vi Within Temptation, e como nas vezes passadas foi um óptimo concerto, contudo, talvez tenha sido a vez que menos gostei, por um único motivo, a setlist para mim não foi de todo a melhor que poderiam apresentar. Não é que seja a minha música de eleição dos Within Temptation, mas o momento alto do concerto foi quando a Sharon Del Aden entrou em palco com a bandeira da Ucrânia com luzes amarelas e azuis, para cantar a música Raise Your Banner, que se aplica na perfeição à situação que se está a passar na Ucrânia. É incrível as demonstrações de solidariedade que tenho visto de muitos artistas para com a Ucrânia, não se preocupando em ser neutros, não demonstrar as suas posições ou pondo em causa um mercado tão grande como é o mercado russo.



Within Temptation Setlist Estádio Nacional, Oeiras, Portugal 2022

E por fim os Iron maiden, para o delírio de quase todos os que estavam no recinto. O melhor elogio que posso fazer é que o concerto superou em muito as minhas expectativas, estes senhores (sim  estes sexagenários já têm idade e uma carreira de muito respeito), deram um show a lembrar-me Scorpions ou Helloween, a "meterem no saco" muitas bandas com metade da sua idade. Energia, sentido de palco, de espectáculo, de musicalidade fenomenal, são uma banda completa e merecem todo o respeito que têm. Não sei quantos cenários teve o palco, mas foram diversos dependendo das músicas, bonecos gigantes (figurantes com antas dentro de fatos) a entrar em palco e interagir com os músicos, alguma pirotecnia e para terminar aquele boneco enorme de um avião para a música final Aces High. Se era uma banda que eu dizia que teria de ver antes de se reformarem, só porque é uma banda de referência, agora digo que é uma banda que funciona absolutamente bem ao vivo e dá um espectáculo imperdível. Sim fui ver estes concertos especialmente por Within Temptation, mas no final das contas, o melhor concerto, o que gostei mais, foi mesmo o concerto dos Iron maiden.



Iron Maiden Setlist Estádio Nacional, Oeiras, Portugal 2022, Legacy of the Beast

Sem comentários: