domingo, outubro 31, 2021

Gwydion & Filarmónica Ateneu Vilafranquense

De volta aos concertos e não poderia ser de melhor forma. Já há muito que tinha o desejo de ver ao vivo uma banda metal com uma orquestra, contudo nunca julguei ser possível em Portugal isso poder acontecer, primeiro porque geralmente só grandes bandas mundiais têm os meios de tocar com uma orquestra, segundo porque uma dessas grandes bandas nunca escolheria Portugal para actuar com uma orquestra. Mas o improvável aconteceu, uma banda portuguesa com pouca projecção e pouca capacidade financeira (não deixa de ser uma grande banda por isso) conseguiu montar um espectáculo com uma orquestra filarmónica.

Os Gwydion, banda da qual tenho o prazer de dizer que sou amigo por isso a minha análise pode não ser totalmente isenta, juntou-se com a orquestra filarmónica do Ateneu Vilafranquense e montou um espectáculo simplesmente brilhante numa atmosfera intimista de plena união entre orquestra, banda e público. O nome do espectáculo -  Ofiussa - Terra das Serpentes - é uma homenagem ao povo que vivia no norte de Portugal, Ofiussa era o nome dado pelos gregos a este território antes deste se chamar Lusitânia e o seu significado era exactamente Terra das Serpentes.

Em relação ao espetáculo em si, as alterações às músicas feitas para casarem bem com uma orquestra resultaram em algo épico, digno dos melhores espetáculos musicais feitos em Portugal e como disse ao Bruno (baixista da banda) eles colocaram a barra muito alta para eles próprios, porque qualquer coisa que façam no futuro irá ser comparado a este concerto. Para já não há datas para novos concertos, mas espero que eles repitam o concerto para dar hipóteses a mais pessoas que não conseguiram ou não sabiam deste concerto poderem aproveitar de um fantástico espetáculo.


Sem comentários: