Que belo dia que poderia estar no dia de Portugal para uma bela prova de natação de águas abertas, poderia, mas não esteve, chuva, água gelada, a única coisa que se aproveitava era o mar estar calmo. Depois da má prova de natação no triatlo de Oeiras estava com algumas expectativas para ver o que iria dar esta prova, quase 200 pessoas à partida para uma prova de 3,8kms a nadar é algo notável, ainda para mais a começar às 8h30m de uma manhã chuvosa e fria.
Arranquei rápido para tentar fugir à confusão, até à primeira bóia que estava a cerca de 250m da margem foi a dar forte para chegar à bóia antes da grande confusão, passei a bóia ao lado do Vítor que é um nadador muito melhor, e que acabaria com menos 8 minutos que eu, por isso sabia que estava acima do meu ritmo. O resto desta volta foi a ajustar, fui sendo passado por alguns grupos tentando permanecer o máximo em cada grupo. Quando acabei a primeira volta estava com cerca de 35m30s, o que abria a perspectiva de um óptimo tempo final talvez até abaixo de 1h10m que seria claramente o meu record.
A segunda volta foi mais estável a nível de grupos, consegui ir sempre junto a alguém não havendo grande oscilação de ritmo até à bóia mais distante. O que não estava bem era o meu fato, devido aos imensos remendos que já tem no ombro e axila esquerda, estava a começar a ficar com queimaduras por fricção, se em distâncias mais curtas não me incomodava, agora estava mesmo a tornar-se um problema. Quando iniciei o retorno estava com 55 minutos, sabia que 15 minutos para retornar seria apertado, por isso decidi acelerar um pouco o ritmo e tentar imprimir mais força nas braçadas. Nessa altura estava só com um nadador que ia quase sempre ao meu lado, parecia-me o Rui pela maneira como entrava com a mão na água, mas não tinha a certeza se era ele. Quando estava quase a chegar à última bóia bate a 1h10m, não ia conseguir baixar da barreira de 1h10m, mas como estava com outro nadador à minha frente e o Rui (que eu não tinha a certeza que era ele) não me largava os pés, decidi que era dar tudo por tudo para quando chegasse à areia estar pelo menos ao lado do nadador que estava à minha frente, e depois provavelmente como corro bem e estou habituado às transições seria mais rápido a passar da posição vertical para horizontal e a chegar à meta em corrida. Assim foi, e o Rui também ainda conseguiu ultrapassar o outro nadador, acabei com 1h13m36s na posição 100, com menos 9 segundos que à 2 anos, num percurso tão grande engraçado que foram uns míseros 9 segundos de diferença. A única coisa que correu menos bem foi a distância que fiz, foram quase 4 km, o que me indica que não estive assim tão bem a nível de navegação e não andei tão a direito quanto devia.
Sem comentários:
Enviar um comentário