terça-feira, maio 13, 2014

A minha empresa

Hoje nasceu a minha empresa com o nome de Timiroso, isto significa que vou deixar de ser trabalhador por conta de outrem e vou passar a ser empresário e trabalhar por conta da minha empresa. Era algo que já queria experimentar a algum tempo, por acaso essa oportunidade surgiu agora e achei que apesar do risco inerente era uma boa oportunidade que me estava a passar à frente.

Falo de risco porquê? Porque vivo num país que promove o empreendedorismo, onde os nossos políticos querem é empreendedores, onde todos os dias vêm dizer que as pequenas e médias empresas são o motor da nossa economia, mas que por trás a nível fiscal e burocrático devemos ser dos piores países que existem. 

Futuramente irei falar no processo de criação de empresa mas falando agora só em dinheiro de modo breve, a minha empresa terá de facturar no mínimo o dobro do valor que ganho actualmente para que me seja rentável ter uma empresa, porquê? Porque como trabalhador dependente recebo 14 meses e agora vou passar a receber 11 meses; porque há despesas associadas como ter um técnico oficial de contas (TOC), seguro de acidentes de trabalho, etc; porque se me acontecer alguma coisa e não puder trabalhar também não facturo; porque não tenho a segurança de ter um contracto sem termo, estarei dependente do volume de trabalho que me apareça...

Mas estou confiante que as coisas vão correr bem, senão tivesse não teria aceite este novo desafio, agora é deixar a coisa correr e daqui a uns meses já terei uma opinião concreta dada pela minha experiência.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa sorte Tiagão.

Desejo-te toda a sorte para o teu desafio !

Abração,
Resis

Blogmaster disse...

Boa miudo...boa sorte...e se precisares de alguma ajuda podes sempre apitar...abraço e tudo a correr bem.

Daniel Mendes disse...

Com alguém que já passou por isso, desejo-te a maior das sortes!

Recomendo-te apenas uma coisa, que é procura sempre clientes e trata bem os que tens pois é a coisa mais complicada de conseguir e manter ;)

Mais do que a parte técnica que é o cérebro da uma empresa, a parte comercial é o coração.

Abraço!

Camillo Lopes disse...

Força! Imagino o risco e por isso a coragem necessária para deixar o "conforto" de trabalhar por contra de outrém mas só assim é verdadeiramente possível andar para a frente. Faz-me crer que no fim vale quase sempre a pena.

Abrç