A primeira coisa que me passa pela cabeça depois de ter feito o Duatlo do Jamor é que foi uma mega diversão. Começou logo bem, estava eu o Pedro e o Nuno na conversa praí a 50 metros da partida e ouvimos uma buzina, olha estão a chamar para o "aconchego" (termos que usamos quando toda a gente de amontoa junto à partida) para depois darem a partida. Bem, na verdade era mesmo a partida sendo assim conseguimos a proeza de ser os últimos a partir.
Estava um dia fenomenal para a prática de desporto tendo em consideração que o percurso do duatlo era 5km a correr, 14,5km de bicicleta, mais 2,6km a correr, estava soalheiro mas não calor em demasia. Eu tinha como objectivo pessoal acabar a prova em menos de 1h30m mas sabia que tudo dependia do tipo de percurso de bicicleta no qual sou muito mais fraco que a correr. Sabia que nos primeiros 5km a correr teria de os fazer em 22-23 minutos que é o meu normal e que à saída da bicicleta teria de estar com 1h15m de prova senão já seria complicado.
Quando estava a chegar ao fim dos 5km de corrida estava ainda abaixo dos 22 minutos então desacelerei um pouco, seguindo um conselho de um amigo meu triatleta, que me disse que para facilitar a transição para a bicicleta se deve desacelerar a passada para o corpo não sentir tanto a mudança.
À saída do parque de transições tinha 23 minutos de prova, e agora começava a doer e a desmotivar, como sou muito mais fraco de bicicleta no início deste percurso estava constantemente a ser ultrapassado por todos. Estava fisicamente bem mas sabia que não podia ir atrás deles porque ainda faltava muito tempo de prova e sabia que se não fosse ao meu ritmo iria pagar isso mais tarde. Lá comecei a estabilizar num grupo apesar de ter dificuldade a acompanhá-los em algumas subidas, ainda houve duas ocasiões que tive de desmontar e subir a pé, mas nas descidas acabava sempre por recolar com facilidade devido a ter uma capacidade de descida bastante aceitável.
Quando cheguei ao parque de transições ia com 1h12m, excelente dava-me quase garantias que iria cumprir o tempo que queria. Uma opção que tomei antes da prova ao contrário da maior parte dos meus amigos, era de não trocar de calçado nas transições, acabei por poupar em relação a eles talvez 1 minuto nas transições e não quebrar o ritmo, não sei se tivesse sapatos de encaixe se teria recuperado esse tempo na bicicleta. Além disso não conhecia o percurso de bicicleta, e se fosse com os pés encaixados acabaria por não arriscar tanto em algumas descidas e curvas mais apertadas onde acabava por tirar o pé do pedal para fazer a curva mais rápido.
Último percurso 2,6km a um bom ritmo e em ultrapassagem constante a muitos dos que me tinham ultrapassado na bicicleta, aqui entrou a parte motivacional pela positiva. Acabei a prova com o tempo de 1h25m33s, excelente dado as minhas expectativas iniciais. A única coisa que correu pior na prova foi o Pedro ter caído e ter esfolado a palma da mão, mas foi mais o susto infelizmente comprometeu a prova dele pois acho que ele teria conseguido bem melhor se não fosse aquele susto logo no início da bicicleta, que acabou por limitá-lo física e psicologicamente para o que restava. Para acabar em beleza, depois da prova mais 19km a pedalar feitos em 50 minutos para chegar a casa.
1 comentário:
Parabéns ao Trio OB pela energia e boa disposição. Continuem a praticar desportos. Na velhice verão a importância "deste" hoje.
Enviar um comentário