segunda-feira, setembro 14, 2009

Uma das minhas falhas

Entre muitos defeitos que tenho, um dos que mais me irrita em mim mesmo e não consigo contrariar, é a minha incapacidade para gostar de ler, talvez por isso tente escrever sempre posts pequenos. Tirando livros técnicos, devem-se contar pelas 2 mãos os livros que já li.

Aliás, um dos motivos porque nunca gostei de estudar era porque o estudo se baseava muito em leituras. E porque não gosto de ler? Porque é a maneira mais lenta que conheço de absorver conhecimento, uma conversa, um vídeo são tão mais eficazes do que passar horas de tédio a ler um livro. Claro que a nível cultural estou a perder imenso, mas espero com o tempo conseguir combater este meu repúdio pelo tempo que se demora quando se está a ler.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ler não se trata apenas de absorver conhecimento. Se o objectivo, na maior parte dos casos, fosse apenas a absorção de dados, os grandes autores da literatura nem sequer existiriam.
É óbvio que ver um filme, ver um documentário, etc., é uma forma muito mais eficaz de adquirir conhecimento, principalmente porque se associam vários sentidos num só acto, facilitando a nossa concentração.
O prazer da leitura reside, provavelmente, e ao contrário do que afirmas, no processo mais ou menos longo que se extende ao longo de vários capítulos e que, conforme o gosto de cada um, pode passar por descrições muito bem feitas por parte dos autores, o evoluir das personagens, o suspense, etc.
Há bons livros, no entanto, que têm um fim óbvio, tudo depende da capacidade do autor de nos fazer criar alguma empatia pelas personagens ou de nos fazer sentir dentro da história.
Tenho a certeza de que não lês porque nunca leste o livro certo que te despertasse a vontade de ler mais. A melhor forma para o fazer é tentar não ligar a críticas e conselhos de pessoas amigas ou supostamente entendidas na matéria e ler o que te apetece.

Luis Miguel Silva disse...

Concordo plenamente contigo.

Infelizes são as pessoas que dizem que não somos cultos se não lermos. Nós já lemos IMENSO no dia a dia, afinal, trabalhamos com informática numa base diária e temos de LER para nos actualizar e investigar coisas novas (ou como resolver problemas).

É muito mais simpático e interessante ver um documentário do que ler um livro.

Vejam o exemplo dos documentários de história onde vemos encenações do que se passou, mapas e sequências geradas por computador que nos explicam tudo ao detalhe e nos envolvem de uma forma que NENHUM livro nos poderia envolver?!

E os relatos das pessoas, na primeira pessoa? As expressões faciais? Onde é que um livro capta isso?!?

O livro obriga-nos a IMAGINAR todos estes pormenores e há pessoas (na minha opinião, burras na mesma proporção da qual acham que quem não lê não é culto) que acham que se não praticarmos essa capacidades somos uns vegetais.

É idiota não usarmos recursos extremamente inovadores introduzidos há 100 anos, em deterioramento de algo utilizado há milhares de anos...só porque é mais velho.

Porque hei-de eu gastar dias a absorver a informação que pode ser consumida em apenas 1 ou 2 horas (com MUITO mais detalhe)?

E não me venham dizer os acérrimos defensores dos livros que "há excepções quando o filme ou documentário não é fantasioso e transmite a ideia original na totalidade".

Se assim é, parem com essa atitude pseudo'culta e chique de defender a leitura porque mesmo a obra escrita (OU a vossa fértil imaginação que tanto gostam cultivar) pode não reflectir a ideia original do autor.

Ah, e parem de dizer "o filme é uma merda mas o livro é que é bom!".

Hugz,
Luís

Simao M disse...

Eu gosto de ler e por isso não me importo de perder algumas horas a ler, mas ainda não consigo conduzir enquanto leio, por isso costumo ouvir audiobooks quando conduzo ou vou ao ginásio.

Pode ser que gostes mais de ouvir do que de ler...

Ricardo Ribeiro disse...

Como eu te entendo :P

Tiago Sousa disse...

Obrigado pela opinião de todos, por acaso fiquei surpreendido com algumas respostas muito interessantes e pontos de vista que confirmam de maneira diferente o que sinto.

@Simão: Audiobooks...excelente ideia :-)

Pedro Aniceto disse...

"devem-se contar pelas 2 mãos os livros que já li."

Revelador!

Paulo Fernandes disse...

comigo a "crónica de uma morte anunciada" curou-me

Renato B. Santiago disse...

Um vídeo NUNCA vai ser mais eficiente que um livro na transmissão de informação! São mídias diferentes com finalidades diferentes! Por favor, não compare um com o outro! Um filme nunca vai substituir um livro e um livro nunca vai substituir um filme! Aqueles que comparam os dois estão apenas arrumando pretexto e/ou justificativas para não ler, sendo que a verdadeira razão é a preguiça!

Minha sugestão: peguem um livro bom, não essas porcarias de escola! E aguentem firme os primeiros 10 ou 20% do livro. Geralmente esse início é descritivo e nada acontece, como num filme até! Então é chato!!!! Porém essencial!!!

Não há força de vontade contra um livro ruim!!!!