terça-feira, julho 14, 2009

Estrangeirismo ou falta de inteligência

Passo o tempo a ouvir os comentadores desportivos a falar em cantera, bem deixa cá ver no dicionário português a definição para cantera...ah não há, aparentemente não é uma palavra portuguesa. Talvez queiram dizer academia ou escolinhas, não? Usar estrangeirismos para palavras/expressões que a língua portuguesa não tem tudo bem, agora jornalistas e pessoas com um bom nível cultural usarem estrangeirismos quando é totalmente desnecessário parece-me uma atitude pouco patriótica.

3 comentários:

Pedro Timóteo disse...

Patriotismo é tribalismo. Não me parece uma boa razão para fazer seja o que for.

Além de que há uma área onde usar termos e expressões em inglês é normalíssimo (e até soa estranho usar os equivalentes em português): a informática. Mas pronto, se queres falar em sítios da interrede... :)

Tiago Sousa disse...

Por isso disse que há palavras/expressões que não existem na língua portuguesa que faz sentido a utilização de estrangeirismos, mas no caso de cantera não me parece claramente que caia nesse caso.

Pedro Cavaco disse...

Pedro,dizer que Patriotismo não faz sentido é o mesmo que dizer, que gostar do teu país não faz sentido...

Patriotismo é o amor, à pátria, pátria essa que é o teu país a tua cultura e num sentido mais abrangente, aquilo que em maior parte te define a ti e a nós, portugueses.

A pessoas parecem ter medo da palavra pátria muito devido à repressão de uma ditadura que deu com o 25 de Abril, no entanto as palavras não mudam e continuam a significar o mesmo, quero com isto dizer que ter vergonha de ser patriota é tão "parvo" com ter vergonha de ser pai, em ambos os casos é gostar de algo, seja do país e toda sua cultura, seja de um filho.

É tão simples quanto isso...

Quanto aos estrangeirismos, acho que são como ter um bom carro, todos nós queremos fazer figura com ele para parecermos muitas vezes aquilo que não somos, e assim no dia dia, muitas das vezes sem necessidade, se vai assinando um legado construido por muitos ao longo do tempo, a lingua portuguesa.

Se existem palavras com sentido, existem centenas de outras que são puro comodismo, moda ou teima.
Não é no mínimo estranho o Inglês ser uma língua bastante mais pequena que a nossa e ter palavras que nós não temos?
A verdade é que nós muita das vezes até temos, mas somos demasiado ignorantes e saloios para as usar...