quarta-feira, março 05, 2008

Esta nunca me tinha passado pela cabeça

Uma das regras de ouro no desenvolvimento de aplicações informáticas é que se deve esperar de tudo por parte dos utilizadores. Contudo existem algumas coisas que me superam, do género - "Como é que isto passou pela cabeça de alguém?".

No último trabalho que fiz existem em alguns lugares com caixas onde se pede a introdução de um número. Quando fui ver relatórios de avisos apresentados aos utilizadores reparei numa coisa que só me deu vontade de rir, numa dessas caixas um utilizador lembrou-se de escrever "dois", e não satisfeito, levou com a mensagem de aviso umas n vezes e mesmo assim continuava a escrever "dois". Porquê complicar as coisas e não por lá "2"? Não é mais simples?

3 comentários:

Pedro Ângelo disse...

Hehehe, este tipo de situações lembra-me sempre uma frase de Richard Cook:

"Programming today is a race between software engineers striving to
build bigger and better idiot-proof programs and the Universe trying to
produce bigger and better idiots. So far, the Universe is winning."

Hoje acordei com uma veia BOFH :)

Tiago Sousa disse...

Não conhecia esta frase mas aplica-se na perfeição :)

Sombra disse...

É por isso que é tão importante fazer testes de usabilidade. Quando desenvolvemos aplicações há muita coisa que não nos passa pela cabeça. Já fiz dezenas de testes de usabilidade e sou sempre surpreendido em cada um.