segunda-feira, janeiro 30, 2006

Problemas derivados da má estruturação de código

Estou a desenvolver uma aplicação baseada no padrão model-view-control (MVC). Para quem não sabe, este padrão é ideal para desenvolver aplicações gráficas, pois consegue-se facilmente obter uma separação de código por capacidades, ou seja, o model é o repositório e motor de dados, a view a representação gráfica de informação e o control o "sincronizador" entre as duas entidades anteriores. Este padrão deve de ser pensado em função dos dados e não das "janelinhas" que se vão fazer.
Então o problema foi o seguinte: duas pessoas diferentes fizeram cada uma delas uma parte da aplicação baseada nestes padrão, cada uma fez três classes diferentes que representariam as entidades do padrão, a minha tarefa agora seria replicar a funcionalidade de uma das partes para a outra. Como venho a constactar existe informação comum aos dois models, representada de modo diferente em ambos os lados, ou seja, para eu fazer a minha tarefa/funcionalidade tive de perceber o que havia em comum em ambos os models e adaptar a funcionalidade às características do model onde estava a trabalhar.
Este problema poderia ter sido evitado se existisse só um model, ou pelo menos existisse uma generalização do model onde ambas as estruturas acentassem.

Sem comentários: