quarta-feira, setembro 20, 2023

Rammstein - Estádio da Luz

Os Rammstein eram daquelas bandas que há muito queria ver ao vivo, ainda para mais atuando no glorioso estádio da Luz, não poderia perder a oportunidade. Quando soube que vinham a Portugal até pus um alarme para me lembrar no dia em que os bilhetes eram postos à venda de modo a garantir que compraria bilhete antes que esgotasse.

Queria muito ver os Rammstein não só pela música, que gosto mas de longe que não é uma banda que meta no meu TOP10 de bandas preferidas, mas essencialmente por todo o espetáculo. Já tinha visto muitos vídeos dos Rammstein a atuar ao vivo, mas ver sem ser em vídeo é algo impressionante.

Primeiro uma palavra para as Abélard a dupla de pianistas que foram a banda de abertura. Bem sei que a música nada tem a ver com os Rammstein, mas o público não foi muito respeitoso com a banda, foram praticamente ignoradas por todo o público, todos pareciam distraídos e abstraídos da sua atuação, continuando a conversar uns com os outros, sendo que a atuação servia apenas para ter música de fundo. Parabéns pela boa música e pelo profissionalismo.

Quanto aos Rammstein posso descrever o espetáculo como único e fabuloso, começando pelo imponente e enorme palco, que coisa monstruosa. Depois a pirotecnia não tem igual em qualquer outra banda que já tenha visto, impressionante o calor que se sente quando ativavam os canhões de chama, parecia aquela sensação quando se abre o forno e se sente aquele bafo de calor.


Não sendo a música mais conhecida, ou a música que eu mais gosto dos Rammstein, vou destacar a Sonne, gostei imenso da interpretação e da sensação que a música dá cantada ao vivo. Outro ponto que destaco da atuação foi o momento em que a banda se deslocou para o palco secundário, passando mesmo à minha frente, para irem cantar ao som dos pianos das Abélard. Por fim o retorno ao palco, a bordo dos seus barcos insufláveis a "navegarem" por cima do público.

Sem comentários: