segunda-feira, março 28, 2022

Chegaram os entas

Quem disse que era preciso bolo de anos e cantar os parabéns para ter um óptimo dia de aniversário? Este ano para comemorar a entrada nos entas fui com o meu filhote até Évora para passarmos um fim-de-semana diferente. Da última vez que fui a Évora foi há tantos anos que a Capelas dos Ossos ainda nem tinha vidros acrílicos a proteger as paredes e pilares. Começando por aqui, foi dos primeiros sítios que visitámos depois de passearmos pelo Jardim público, junto ao Palácio D. Manuel I. A Capela dos Ossos foi interessante revisitar e ver a reacção de curiosidade do Francisco e a piada que ele achou a tão estranha decoração.



A parte da visita ao museu e à exposição de presépios teve de ser feita com pinças, uma criança de 5 anos como era expectável tem pouco interesse nestes assuntos, então andei todo o tempo a arranjar pequenos truques que o fizessem ter interesse e o chamassem a atenção. Mas no final a tarefa não foi fácil e tive de ver as coisas muito mais rapidamente do que o que gostaria.

 
Claro que estando em Évora não lhe poderia deixar de mostrar o Templo de Diana (ou o que resta dele). E claro que apesar da estrutura estar vedada, lá queria ele subir lá acima para ver como era da parte de cima. Depois disso foi vaguear um bocado pela cidade e mostrar-lhe algumas fontes, parques e o aqueduto como não poderia deixar de ser. Já não arrisquei entrar em nenhum museu, pois sabia que ele se iria aborrecer. E no final disto tudo o que o Francisco gostou mais do fim-de-semana? Da piscina gigante do hotel - palavras dele.

Na viagem de retorno aproveitámos e fizemos um pequeno desvio para ver o Menir e o Cromeleque dos Almendres. Os 4 kms em terra batida que é necessário fazer para chegar ao local valem a pena pela beleza natural, o Alentejo no seu esplendor. Historicamente não é uma era que me atraia particularmente, por isso não tenho grande conhecimento nem consigo desfrutar na totalidade daquele local. Difícil foi explicar ao Francisco que íamos ver um Menir mas que não íamos ver o Asterix e o Obelix, porque eles era só personagens de histórias para crianças, pai sofre para explicar perguntas de criança!





Sem comentários: