quinta-feira, agosto 09, 2007

Doar sangue

Apesar de ser um assunto já recorrente no meu blog acho que é importante voltar a frisar o quão importante é doar sangue. Hoje de manhã fui fazer mais uma doação quando a médica se virou para mim no fim da consulta e me perguntou - "Por acaso não conhece ninguém que esteja disposto a fazer doações? Estamos num período muito mau, ainda por cima acentuado por estarmos no Verão.".

Indo ao site do Instituto Português do Sangue é bastante fácil obter os horários e locais onde são efectuadas colheitas, assim como toda a informação relevante. O dador para além de estar a ajudar outras pessoas ainda tem a vantagem de ficar isento das taxas moderadoras.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tiago, não queres descrever um bocado melhor a experiência? Nomeadamente pontos negativos e positivos.

Eu próprio já pensei em ir doar sangue, mas gostava de conhecer o processo em maior detalhe.

Tiago Sousa disse...

Eu comecei a dar sangue acerca de 4-5 anos e já dei pelo menos uma dezena de vezes e até agora ainda nunca me senti mal por dar sangue, apesar de haverem pessoas que podem desmaiar ou vomitar depois da colheita, nunca assisti mas conheço alguns casos por me contarem.

Basicamente chegamos ao local da recolha e vamos a uma curta consulta médica em que nos fazem algumas perguntas, algo pessoais, e fazem análise à quantidade de hemoglobina no sangue com uma pequena picada no dedo, e é medida a tensão arterial. De seguida caso esteja tudo ok é feita a recolha de sangue, deitamo-nos numa marquesa e a recolha é feita em cerca 10 minutos através de uma agulha que é espetada no braço com uma dor mínima. Comemos estamos prontos a ir embora, passado algum tempo chega-nos a casa os exames gratuitos do sangue que recolheram.