segunda-feira, dezembro 19, 2022

São Silvestre Lisboa 2022

Foi a primeira vez que participei da São Silvestre de Lisboa, nunca me apeteceu muito ir de Cascais para fazer a São Silvestre de Lisboa, mas agora que estou a morar na Amadora são menos de 15 minutos de comboio e estou mesmo ao pé da partida da prova, por isso a logística é muito simples. Não tenho andado assim a treinar tanto quanto isso, portanto as expectativas não iam assim muito altas algo abaixo dos 43 minutos já seria bom.

A temperatura estava muito agradável para correr e sem vento as condições estavam perfeitas para fazer uma boa corrida. Arranquei lá na frente, sem grandes atropelamentos, e passados poucos metros passo pela Rosa Mota, é sempre uma inspiração ver uma senhora daquela idade ainda a correr ao ritmo que corre, é impressionante. Quando terminei o primeiro quilómetro em 3m29s pensei - "Ui estás mesmo a exagerar vais pagar tão caro isto!" - bem pensado, bem feito, a prova até correria bem, se tivesse só 3 quilómetros. Depois do terceiro quilómetro comecei a sentir imensas dores por baixo do diafragma, imensa dificuldade em respirar e tive de acalmar o ritmo. Os 3 quilómetros seguintes foram para esquecer, aquela sensação de estar a andar para trás a ser ultrapassado por toda a gente.

Quando começamos a subir a Rua dos Fanqueiros foi quando comecei outra vez a estabilizar a nível de não ser ultrapassado, mas não foi por estar a recuperar, simplesmente é porque naturalmente subo bem, por isso se estivesse bem era altura de começar a recuperar lugares. Mesmo na entrada da Avenida da Liberdade, quando tinha a meta do ouro lado da estrada, passa por mim a bandeira dos 4min/km, sabia ali que ou seguia com a bandeira ou o meu tempo seria superior a 40 minutos no final. Mas estava exausto, tive de pôr o meu ritmo e tentar perder o mínimo de tempo possível na subida e depois recuperar o possível na descida. E assim foi, sofre a subir, sofre a descer para recuperar. No final o tempo foi um pouco abaixo dos 41 minutos, o que com a minha falta de treino posso considerar espetacular, mas devo confessar que até entrar na subida da Avenida da Liberdade tive a esperança de fazer novamente os 10kms abaixo dos 40 minutos.


Sem comentários: