domingo, junho 13, 2021

Campismo Vila Nova de Mil Fontes

Ao cabo de 17 anos voltei ao "local do crime" original, voltei ao parque de campismo onde pela primeira vez experimentei fazer campismo. Já foram há tantos anos que nessa altura ainda nem este blog existia, as máquinas fotográficas digitais eram pré-históricas, por isso poucas fotos decentes tenho dessas férias. A melhor recordação que tenho dessas férias, e é estranho as coisas que nos marcam, é estar a fazer uma grande sardinhada (aprendi a gostar de sardinhas nessas férias e agora sou um ávido apreciador), desatar a chover, agarrarmos no fogareiro e irmos para baixo do alpendre da entrada da casa de banho que era o único sítio abrigado da chuva.

O parque de campismo de Vila Nova de Mil Fontes continua o mesmo, parece parado no tempo, tudo me pareceu familiar, até as irritantes rolas a fazer uma barulheira logo de manhã a acordar-me. Neste campismo tive uma estreia, a minha nova tenda fresh & black, a melhor coisa que inventaram, consegue-se dormir e descansar muito melhor, o que andei a perder estes anos todos.

Infelizmente apanhámos um bocado de mau tempo, o céu esteve sempre limpo mas o vento não deu tréguas, todos os dias uma ventania desagradável que nos impediu de desfrutar um pouco mais da praia. Acabámos por passar mais tempo no parque infantil o que para os miúdos foi igualmente divertido. Foi espetacular levar a criançada toda, para eles foi magnífico, era como estar na escola mas só com as coisas boas e para os pais acabava por ser um descanso, pois um ou dois pais conseguiam estar de olho nas 6 crianças e o resto dos pais podiam descansar um pouco e também aproveitar as férias. Tenho tido sempre sorte nos grupos com quem acampo, pois apesar de serem experiências diferentes, também em idades muito diferentes ao longo destes 17 anos, têm sido sempre grupos harmoniosos onde reina a boa disposição.

Uma coisa positiva foram as poucas pessoas que estavam tanto no parque de campismo como na vila, muito provavelmente devido ao facto do concelho de Odemira estar com regras de COVID mais restritas, tirando o último fim-de-semana em que lá estive e muito provavelmente por coincidir com uma ponte de feriado o resto dos dias foram um descanso. O Francisco adorou as férias, acho que ele ainda gosta mais de acampar que eu ainda por cima com os amigos dele. Ainda deu para lhe dar a experiência de andar de Kayak algo que nunca tinha feito. Ele teve algum receio quando nos afastámos mais para o meio do rio porque dizia ser muito fundo, mas depois de lhe explicar que tinha o colete e não ia ao fundo mesmo que caísse e que eu estava ali, lá se acalmou. A volta foi pequena, cerca de 30 minutos, pois ele também estava a ficar com frio, como não ia a remar e estava vento começou a sentir algum frio. Para finalizar as férias tivemos de voltar para casa um dia mais cedo, pois o Francisco apanhou varicela, foi um final não esperado, porém dos dias passados foram bons e já começamos a planear o próximo campismo.



Sem comentários: