A última paragem do Allure foi em Nápoles. A excursão deste dia seria até à pequena ilha de Capri, sair do cruzeiro e apanhar um barquinho (idêntico a um cacilheiro) e quase 1 hora de viagem até à ilha. Começando pelas pessoas, esta foi a excursão que correu pior, os guias eram uns verdadeiros inúteis, não sabiam o que lhes perguntávamos, eram uns desorganizados e arrogantes mesmo chegando a roçar o mal educado. Grande diferença para as pessoas do norte de Itália que tinham sido sempre super prestáveis e amáveis.
Ao chegarmos à ilha rapidamente nos desmarcámos do grupo, os guias estavam lá para nos sacar dinheiro e por isso não queríamos mais saber das suas indicações. Aliás a mentalidade daquela ilha é pagar por tudo e mais alguma coisa, com e sem motivo. Ir ao WC...paga, ir à praia...paga, sentar na esplanada...paga, miradouro...paga, taxa de consumo só porque sim...paga.
Mas vamos lá às coisas boas, como ainda não estávamos fartos de barcos, voltámos a apanhar outro barco para dar a volta à ilha. A volta à ilha foi mesmo a melhor parte desta excursão, água belíssima de um azul intenso, passagem pelos farilhões e poder apreciar calmamente a costa da ilha, que diga-se de passagem apesar da sua beleza é essencialmente rochedos e penhascos por isso péssima para quem tem a ideia de ir fazer praia. E mais, não tem areia, só aquelas joguinhas típicas dos nossos rios que são uma tortura para os pés descalços. O mar apesar de lindíssimo é super salgado, nada amigo dos nossos olhos, se aqui em Portugal saio da água por causa do frio, em Capri tinha de sair porque os meus olhos já não aguentavam mais.
Mais um dos exemplos do paga tudo foi esta viagem à volta da ilha, na viagem estava dito que tínhamos passagem pela Grotta Azzura, que é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Capri. Sim tínhamos passagem, mas em letras pequeninas dizia que a entrada na gruta é paga à parte - "Ah a viagem vai passar pelo ponto X...mas a entrada é paga à parte e é tão cara como a viagem!" - é só a mim que isto não faz sentido? Estar 1 hora à espera para entrar numa gruta, pagar 13€/pessoa, e estar 5 minutos lá dentro...não me parece, ainda por cima tendo já visto coisas idênticas quando mergulho.
Acabada a volta de barco à ilha fomos visitar a ilha em si, apanhámos o elevador que nos levaria até à localidade de Capri, 1,8€/pessoa para usar o elevador cuja viagem dura 3m30s, se soubesse tinha ido a pé, pensava que era mais longe, e pelo menos teria dado para conhecer. A vista do topo é fantástica, a ilha é realmente bonita a nível de natureza, é pena estar tão esmagada pelo espírito turístico que torna tudo numa grande confusão de pessoas, de barcos, de mentalidades e da única coisa que importa é que os turistas gastem todo o dinheiro que têm, se é querem sequer mexer um pé. Em suma, gostei de conhecer a ilha mas não será um sítio onde voltarei.
Sem comentários:
Enviar um comentário