segunda-feira, abril 20, 2015

Meia maratona da areia 2015

A meia maratona da areia foi a última prova de treino antes do Half Ironman de Lisboa, mais uma vez estou numa altura em que estou a dar alguma intensidade de treino por isso não esperava um grande resultado. Esta é uma prova que gosto de fazer, há muito espaço para correr sem acotovelanços, a paisagem é relaxante e em alguns casos até nos faz abstrair do sofrimento, e depois apesar de ser no areal é uma prova bastante rápida em que o areal não faz assim tanta mossa como se julga inicialmente.

Arranquei forte e fiquei integrado num grupo de 10 atletas que seguiam logo a seguir ao pequeno grupo dos primeiros. Ao fim de 2 quilómetros íamos a um ritmo de 4min/km, estava a correr solto e bem mas decidi não continuar naquela loucura, no ano passado paguei bem caro um ritmo idêntico no início e depois fui a arrastar-me nos últimos 5 quilómetros. Fui progressivamente desacelerando até encontrar o meu ritmo de conforto. Cada vez que alguém passava por mim tentava seguir na cola a ver se o meu corpo de sentia à vontade com o ritmo. Até que por volta dos 7km chegou ao pé de mim a 1ª mulher e curiosamente o ritmo era mesmo aquele que eu procurava.

Fomos seguindo juntos a um ritmo que não era totalmente confortável mas era o ritmo certo para seguir, ao darmos a volta para começarmos o retorno íamos com cerca de 46 minutos, se o o ritmo se mantivesse acabaríamos a rondar a 1h32m o que não era nada mau para quem ia fazer um treino. Por volta dos 12km a rapariga vira-se para mim e diz-me - "Não é preciso estar a acompanhar-me, faça a sua corrida" - eu respondi que o ritmo era bom e que não lhe estava a fazer nenhum favor por estar a acompanhá-la, e a pensar para mim - "Vê lá é se não te lembras de dar nenhum esticão senão fico aqui apeado!".

Chegou uma altura em que começámos a ultrapassar outros atletas que estavam em quebra o que soube mesmo bem para o moral. Enquanto isso também começava o efeito miragem, que já tinha presenciado no ano anterior, como aquilo é o areal em linha recta começamos a ver a meta a alguns quilómetros de distância e apesar de parecer que é já ali ainda falta muito. Senão estamos mentalizados para isso o efeito pode ser terrível, como me aconteceu o ano passado que desmoralizei totalmente. 

À entrada do último quilómetro vem um atleta em recuperação que encosta a nós, respira atrás de nós por uns 10 segundos e arranca, nessa altura deixei-me estar com a minha companheira de corrida, foi a única altura que teria feito diferente se fosse um homem o meu companheiro de corrida. Nos últimos 400 metros vem mais um atleta totalmente em esforço e passa por nós e mais uma vez penso - "Vá lá aproveitem hoje que é o meu dia da boa vontade!" -  caso contrário e da maneira que me estava a sentir bem, a minha ponta final era rápida o suficiente para não me deixar ultrapassar por aqueles dois atletas.


Apesar de ter perdido aqueles lugares se calhar teria perdido muito mais tempo senão tivesse aquela excelente companhia durante a prova, por isso achei justo acompanhar a primeira mulher até à meta deixando-a cortar fita da chegada mesmo à minha frente. O resultado final foi de 1h33m06s acabando no 36º lugar em cerca de 200 atletas...nada mau para um treino. Aparentemente para o ano esta prova vai ter a distância maratona também, provavelmente será uma prova que vou inserir no meu calendário, veremos...

Dados da minha prova:
  • Tempo final: 1h33m06s
  • Tempo médio por quilometro: 4m25s/km
  • Velocidade média: 13,6km/h

Sem comentários: