Com todo o mérito que tem, nos últimos dias só se ouve falar de Cristiano Ronaldo e da 3ª bola de ouro, esquecendo a imprensa portuguesa (excepção ao Jornal de Notícias de hoje) de outros feitos desportivos portugueses além fronteiras.
Falo especificamente do Dakar, provavelmente a prova motorizada mais dura do Mundo, especialmente depois de se ter mudado para a América do Sul e que acontece todos os anos durante os primeiros dias do ano. Quem viu a etapa de 2ª feira no deserto de sal, que com a chuva se tornou num pântano de sal com temperaturas quase negativas, e depois de passar por isso ainda chegaram ao verdadeiro deserto de areia com temperaturas elevadíssimas, tudo isto ainda potencializado com a altitude quase sempre acima dos 3000m, percebe claramente o porquê da dureza desta prova, que etapa verdadeiramente épica para ser recordada.Talvez por gostar de motas, por haver portugueses a dar cartas nesta disciplina e porque acho que é maneira mais dura de se fazer o Dakar, este é um evento desportivo que acompanho todos os anos dando especial atenção às motas.
Nos últimos anos a KTM tem dominado incontestavelmente, mas este ano e até agora os pilotos portugueses da Honda Paulo Gonçalves e Hélder Rodrigues têm tido uma prestação brilhante a honrar o nome da marca e o nome de Portugal. Para se ter a noção, e a imprensa desportiva não realça isto, em 9 etapas há 3 vitórias portuguesas! Hélder Rodrigues já ganhou duas vezes e o Paulo Gonçalves ganhou uma vez, não fosse a etapa de 2ª feira onde o Hélder teve problemas mecânicos e estaria agora muito perto do pódio, em relação ao Paulo ocupa agora um 2º lugar na classificação geral. Faltam agora 4 etapas já com alguma distância de segurança para o 3º lugar é esperado que o Paulo ataque o primeiro classificado o espanhol Marc Coma. Pela experiência e qualidade do espanhol acho muito difícil recuperar o tempo, mas pode sempre acontecer uma queda ou uma avaria mecânica, é o Dakar, por isso há ainda uma réstia de esperança.
Depois da vitória de ontem hoje o primeiro a sair para a estrada é o Hélder Rodrigues, passado 2 minutos o Paulo Gonçalves e passados outros 2 minutos o Marc Coma. Prevejo que seja o jogo do gato e do rato o Hélder vai esperar pelo Paulo, porque são os dois da mesma equipa, e vão tentar ganhar tempo ao Marc Coma. Já o espanhol vai tentar recuperar os 2 minutos que vai partir atrás do Paulo, tentar colar a ele e segui-lo até ao final da etapa, ganhando-lhe assim 2 minutos para a classificação geral...estou curioso para ver o que vai sair desta batalha, espero que tudo corra bem para os portugueses, e se perderem tempo que seja por culpa própria e não por algum azar.
Pode parecer mas não me esqueci do Rúben Faria, mais discreto este ano, mas estamos a falar do 2º classificado do Dakar 2013. Contudo, mesmo estando mais discreto ocupa o 7º lugar da classificação geral, mesmo tendo de apoiar o Marc Coma, seu colega da KTM, quem sabe não consiga ainda ganhar uma destas 4 últimas etapas.
Em relação aos carros, e apesar da Toyota estar a fazer um trabalho notável, a Mini está com um domínio e uma consistência que dificilmente pode ser contrariada, como tem sido nos últimos anos. Nos camiões é mais do mesmo, como nos últimos anos também, o domínio dos russos da Kamaz é de tal maneira avassalador que preparam-se para estar nos 3 primeiros lugares do pódio.
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