quinta-feira, outubro 09, 2025

Corrida do Tejo

Este post já vem com algum atraso, mas não tenho andado com muita inspiração ou vontade para a escrita, por isso tenho retardado a escrita deste post.

A corrida do Tejo é uma das corridas que me dá mais prazer fazer, porque foi das primeiras corridas que fiz quando voltei a correr, porque é uma corrida interessante para fazer bons tempos, porque gosto do percurso, etc. A única coisa que não gosto muito é a data da prova, a seguir às férias de Verão, onde normalmente a forma não é a melhor. E este ano aconteceu mesmo isso, três semanas a fazer quase nada a não ser descansar, comer e beber, e depois numa semana tentar recuperar disso para estar pronto para a corrida.

Sabia que não estava na minha melhor forma, contudo o objetivo seria sempre fazer menos de 45 minutos, ou seja, fazer melhor que 4m30s/km. Começa a corrida, e eu como estava nos primeiros blocos de partida, consegui desde o início ter um bom ritmo e estável. Nos dois primeiros quilómetros fiquei bastante surpreendido com o meu ritmo, ali bem perto dos 4min/km e sem grande esforço, não esperava mesmo nada estar a sentir-me tão bem. Subida ao alto da boa viagem e não sendo fácil, o ritmo sendo mais lento devido à inclinação, mesmo assim estava a ultrapassar muita gente e a sentir-me rápido. Quando estou perto do retorno junto à bomba de gasolina começo a ter um grande desconforto intestinal, cólicas e uma vontade de ir rapidamente à casa de banho. Ao virar e começar a descer, na altura que podia acelerar, tive de me conter e tentar controlar o desconforto, para não ter de parar e essencialmente, porque não tinha nenhum lugar para ir à casa de banho.

Fui controlando o desconforto e aos 5 quilómetros estava com o tempo de 21m53s, ainda com uma margem segura para fazer abaixo dos 45min finais, no entanto sabia que os 2 primeiros quilómetro tinham sido muito bons, se continuasse a perder tempo como nos 3 seguintes era difícil acabar abaixo dos 45min. O desconforto intestinal não passava, por isso o objetivo passou a ser fazer 4m30s/km, de modo a não perder mais tempo. Quando aos 8 quilómetros fui apanhado pela bandeira do ritmo 4m30s/km, e passado umas centenas de metros não consigo seguir com a bandeira fiquei preocupado. No entanto, nessa altura eu até estava a correr a 4m20s-4m25s/km, o corredor com a bandeira estava a um ritmo superior ao que devia. Apesar das dores abdominais, tentei acelerar nos últimos 500 metros. O tempo final de 44m04s até foi bastante bom, quase não perdi tempo na segunda parte da corrida apesar de não me sentir bem. A bandeira dos 45min deve ter acabado para aí com 43m30s, quase que me ia enganando.



Sem comentários:

Enviar um comentário