segunda-feira, setembro 26, 2011

Meia Maratona de Portugal - Resultado

Ao final de um ano de ter começado a correr com mais regularidade decidi arriscar a meia maratona (21,097 Km), e não poderia haver melhor meia maratona que a de Portugal.

Ao contrário da maior parte das corridas com muita gente, esta consegui começar a correr logo desde a partida, contudo e devido ao meu receio da distância comecei a um ritmo muito mais lento que o normal, costumo no 1º km fazer à volta de 4m30s e desta vez comecei com 5m45s, mas nada que me preocupasse o objectivo principal era mesmo terminar.

Por volta dos 6km de prova comecei a sentir fortes dores nos joelhos, algo que ainda não tinha sentido depois de ter mudado de calçado e receei não conseguir terminar a prova, pois ainda estava numa fase muito inicial e sempre que tive estas dores nos joelhos não consegui durar muito mais a correr. Mas continuei, danado da vida com o meu próprio corpo, não levei cardio-frequencímetro mas de certeza que estava a um ritmo cardíaco muito baixo pois até dava para ir na conversa com as outras pessoas sem estar minimamente ofegante.

À passagem pelos 10km, onde no pior dos cenários deveria estar com 50 minutos, já o relógio marcava 56m40s, o que significava que estava a fazer uma média de 10,59km/h, péssimo mesmo, mas naquele momento só pensava em conseguir terminar.

Na viragem em Sta. Apolónia para retornar ao Parque das Nações por volta dos 12,5km, para meu espanto, os joelhos estavam a dar um pouco de tréguas então depois do abastecimento sólido aos 13km decidi aumentar o ritmo visto que a nível cardíaco não me sentia nada cansado. Dali até ao quilómetro 19 não fui ultrapassado por mais ninguém, claramente estava mais rápido que todos à minha volta.

Aos 19km comecei a ficar sem gasolina no tanque, tive de diminuir aquela passada para um ritmo mais estável, apesar de continuar a ser mais forte do que o que tive na primeira parte da corrida. À chegada à meta tinha demorado 59m25s a fazer os últimos 11,1kms o que dá uma média de 11,21km/h para este troço final, muito superior ao dos primeiros 10km e apesar de eu só ter acelerado o ritmo a 8km do fim. Acredito que por tudo isto consiga com relativa facilidade numa próxima prova descer de 1h50m, que era o meu objectivo inicial, além de conseguir terminar a prova, e ainda para mais numa prova de 20km que já realizei ter demorado pouco mais de 1h40m.

Um nota positiva para os reabastecimentos, bastante regulares de 3 em 3 quilómetros, com águas e bebidas energéticas e ainda 1 abastecimento sólido ao quilómetro 13. Além disso ainda contrataram vários artistas para tocarem ao longo do percurso o que dava um toque agradável à corrida.

Dados da minha prova:
  • Tempo de prova: 1h56m05s
  • Média por cada km: 5m30s
  • Velocidade média: 10,91 km/h

terça-feira, setembro 20, 2011

Fazer um Currículo

Nos últimos dias andei a analisar currículos pois necessitava de fazer propostas para projectos, as quais tinham de ter membros de equipas. Então o meu trabalho foi analisar CVs e verificar quais as pessoas mais adequadas para o projecto em causa, anos de experiência, sítios onde estudaram, o que fizeram, etc. E aparentemente era algo bastante simples, aparentemente...

O que é um CV? É um modo da pessoa se "vender", de se "publicitar", mas acho que a maior parte das pessoas não sabe isso. Erros comuns:
  • CVs gigantes, 5 páginas para mim é o limite, não quero ler testamentos;
  • "Participei no projecto X" - está bem mas o que fizeste? Em que consiste o projecto?
  • "Tenho como hobby patinagem artística" - para que quero saber disso! Há que enquadrar a informação do CV há proposta de trabalho que se está a concorrer;
  • Aplicado ao desenvolvimento de software - "Função que desempenhou: gestor, administrador, responsável, consultor" - E meteres a mão na massa que é o que se quer como programador, alguma vez fizeste isso profissionalmente?

segunda-feira, setembro 19, 2011

Corrida Destak - Resultado

Depois das férias estava na altura de voltar a correr, e apesar de ter voltado à natação e a fazer exercício desde o início de Setembro, devo dizer que não foi nada fácil retomar a corrida especialmente sem treinos específicos.

Quanto à prova, a corrida do Destak, em si tive um tempo bastante discreto 48m43s, deve ter sido dos meus piores tempos de sempre, ainda por cima num percurso facílimo entre Carcavelos e Cascais. Um senão desta prova, tive amigos meus que passaram depois de mim nos pontos de abastecimento e já não existiam águas, algo que considero inadmissível para um esforço com um longo período. Mas pronto o objectivo principal era mesmo fazer um treinozinho pois para o próximo fim-de-semana vou tentar pela 1ª vez a meia maratona. Objetivo: acabar e acabar abaixo da 1h50m.

Dados da minha prova:
  • Tempo de prova: 48m43s
  • Média por cada km: 4m52s
  • Velocidade média: 12,32 km/h

terça-feira, setembro 13, 2011

Exportar mapas do google maps para kml

Como gosto de fazer trilhos e passeios de bicicleta, muitas vezes por locais que desconheço é bem mais fácil se tiver um mapa num formato que um GPS consiga ler. Um dos formatos mais comuns é o KML e quase todos os GPS têm a capacidade de abrir este tipo de ficheiros.

Também era porreiro antes de sair de casa, e quando não se conhece o caminho, poder agarrar no google maps e ver o percurso e já agora gravar o percurso em KML e carregá-lo para o GPS. Bem isto acaba por ser algo bastante simples, depois de traçarmos o percurso basta obter o URL que o google maps nos fornece e acrescentar no fim &output=kml, isto vai fazer o download do percurso em formato KML e agora é só por o percurso no GPS e está prontinho a ser utilizado.

sexta-feira, setembro 02, 2011

Trabalhar até tarde

Este provavelmente vai ser dos post mais controversos que escrevi até hoje e sei que muitos dos meus amigos se vão contorcer com vontade de me chicotear.

Os informáticos em geral têm a mania que "fica bem", trabalhar até tarde, pela noite dentro, fazer directas e quem não estiver dentro deste padrão, como eu, acaba sempre por levar umas bocas. Quando me dizem às 18h - "Já vais embora!" - A mim apetece-me dizer - "Ya eu cheguei aqui antes das 9h ao contrário de ti que chegaste às 11h, eu demorei 15 minutos a comer ao contrário de ti que demoraste 1h30m e ainda foste ao ginásio antes do almoço, não fiz 5 pausas para ir fumar mais duas para ir beber café, ao contrário lanchei ali frente ao computador.". Sim gosto de sair ainda a horas decentes de ir ao ginásio, de ver o futebol, de fazer o jantar calmamente, de desfrutar um pouco de tempo de qualidade com a família e amigos, de ver um filme e outras coisas que me dão prazer e me fazem recarregar baterias para o dia seguinte.

Mas isto vai bater numa questão ainda mais pertinente, quem diz que uma pessoa que trabalha 8h por dia não é mais eficiente e produtiva que uma que trabalha 12h por dia? Olhem eu consigo estar um dia inteiro frente ao computador sem fazer nada jeito como também consigo fazer em 1h o que algumas pessoas não fazem num dia de trabalho.

E depois são os projectos mal planeados, em que se começa a pedir um esforço adicional, mais 1 hora por dia, um fim-de-semana excepcional, e quando se dá por ela a excepção vira regra e quando não se cumpre a nova regra, porque existe vida para além do trabalho, já somos os maus da fita.

Gostava que esta mentalidade muda-se mas para isso era preciso que a maioria pensasse como eu, bem se calhar sou eu que estou errado... Bem aproveitem agora para me torturar com todos os vossos comentários a dizerem que sou uma besta!

UPDATE:


quinta-feira, setembro 01, 2011

Filmes de Super Heróis

Muito se tem falado na blogosfera nos últimos dias sobre os filmes de super heróis, das adaptações para o cinema do que antigamente era livros. Começo por dizer que não sou um conhecedor da maior parte das histórias dos super heróis, por isso a minha análise não é feita com base se a história está fidedigna com o original.

Para mim até agora tinha havido um filme que claramente se destaca dos outros, o primeiro Iron Man, boa interpretação, boa história, boa realização. Os outros posso dar uma menção honrosa ao Batman (ambos os novos) e ao X-Men, quanto ao resto: Homens-aranha, Hulks, Thor, Capitão América, Watchmen, Fantastic 4, Super Homem, Transformers, Hellboy, Catwoman, Ghost Rider, Daredevil, Elektra, Punisher, Wolverine e por aí fora são tudo filmes que para mim são medianos ou mesmo mediano-fracos. São filmes sem muito conteúdo, bons para descontrair durante uns minutos e comer umas pipocas.

Mas pela boca morre o peixe, e quando pensava que não podia ser surpreendido heis que ontem vi o X-Men: First Class e que grande filme que ali está, óptima história, boas representações apesar de não haverem actores de grande renomeada. Não destrona o Iron Man na minha lista mas entra claramente para o 2º lugar.

Ainda me falta ver o Green Lantern, mas pelo que já tenho ouvido não estou à espera de ser positivamente surpreendido...