Bem hoje posso dizer que foi o dia "retorno ao ISEL", visto que além do imenso número de ex-colegas que encontrei, também foi o dia em que metade das sessões que vi tinham como oradores ex-professores.
Passando às sessões em si, além de todos os detalhes tecnológicos, das arquitecturas, etc, saí de lá com 3 ideias/pontos a explorar:
Passando às sessões em si, além de todos os detalhes tecnológicos, das arquitecturas, etc, saí de lá com 3 ideias/pontos a explorar:
- Em 2007 a minha biblioteca javascript de eleição era o JQuery, por diversos motivos, entre os quais querer aprender outras bibliotecas, estudei mais a fundo YUI e comecei a trabalhar nos meus projectos com Mootools. Como a Microsoft está neste momento a apostar em força no JQuery com suporte de intellisense, desenvolvimento de novas funcionalidades, a JQuery UI, CDNs específicos de JQuery, entre outras coisas, vejo como melhor opção para o futuro voltar a utilizar JQuery.
- Cada vez mais a arquitectura de um sistema tem de ser pensada com um paradigma assíncrono, de modo a dar uma melhor experiência de utilização e muito importante permitir a fácil escalabilidade através de processamento em paralelo.
- Tenho de ir investigar a biblioteca Unity que facilita a prática de modularizar os diversos componentes de uma aplicação, através do conceito de Inversão de Dependência, mais conhecido por dependency injection (DI). Não é que isto seja fundamental, mas é uma boa prática, e como tal devemos estar conscientes da sua importância.
Sem comentários:
Enviar um comentário