Nas últimas semanas fui obrigado a tirar o mofo e as traças dos fatos para os voltar a usar ao fim de 6 meses de descanso. Esta altura coincide com a época natalícia onde vou mais frequentemente às compras e é aqui que noto o que chamo "efeito fato e gravata".
A nossa sociedade é mesmo hipócrita e padronizada, se for às compras vestido como quando vou trabalhar as pessoas são simpáticas, ajudam de todas as maneiras que podem, no fundo tratamento VIP; se for vestido como gosto de andar normalmente (calças de fato de treino, t-shirt, ténis, etc) sou simplesmente mais um puto às compras e acabaram-se as simpatias. Eu sou a mesma pessoa estando vestido da maneira que estiver, continuo a ter o mesmo dinheiro para gastar, continuo a dirigir-me aos funcionários das lojas da mesma maneira.
A nossa sociedade é mesmo hipócrita e padronizada, se for às compras vestido como quando vou trabalhar as pessoas são simpáticas, ajudam de todas as maneiras que podem, no fundo tratamento VIP; se for vestido como gosto de andar normalmente (calças de fato de treino, t-shirt, ténis, etc) sou simplesmente mais um puto às compras e acabaram-se as simpatias. Eu sou a mesma pessoa estando vestido da maneira que estiver, continuo a ter o mesmo dinheiro para gastar, continuo a dirigir-me aos funcionários das lojas da mesma maneira.
é o efeito sr.dr.
ResponderEliminarJulgo que a questão é puramente estatística. A probabilidade de uma pessoa vestida de facto ter mais dinheiro e predisposição para comprar é maior do que a de uma pessoa de fato de treino e ténis.
ResponderEliminarAs pessoas que estão nas lojas têm um contacto meramente superficial com os potenciais clientes, e tentam ajustar o discursos conforme as probabilidades (percepcionadas) de sucesso.
Não é agradável, concordo, mas acho que é daquelas coisas que são mais ou menos inevitáveis. Provavelmente se estivesses no lugar dos funcionários das lojas tempo suficiente acabarias por adoptar o mesmo comportamento.
Também é verdade que há vigaristas que se aproveitam deste facto para enganar as pessoas.
ResponderEliminarVestem de fato e gravata para conquistar a simpatia e vendem o conto do vigário...
É lixado, mas é assim mesmo que funcionamos :o/
O efeito fato e gravata e uma realidade...quase como o termo Dr. antes do nome! As pessoas que estão ao balcão costumam ter pouca formação para atender os clientes e quem diz que isto se passa nos hipermercados, diz nos hospitais e em qualquer local do mundo.
ResponderEliminarEm termos monetarios..o fato e gravata custa mais dinheiro do que o fato de treino por isso algumas deduzem mal que um é mais abonado do que o outro.
No final..isto é so uma questão de respeito pelo outro, pois tanto o merece o presidente da república como o pobre sem tecto.