segunda-feira, maio 27, 2013

Dificuldade em desactivar um serviço

Raramente me conseguem irritar, mas ontem foi um daqueles casos que conseguiram fazer 'saltar-me a tampa'. Fui a uma loja da PT/MEO para rescindir o meu serviço Sapo Móvel, depois de 15 minutos à espera fui chamado ao balcão onde expliquei o que desejava. Vem logo a conversa de "então porquê quer rescindir do serviço?", simplesmente não tenho interesse em ter o serviço porque raramente o uso. 

Então vem o discurso - "Ah não podemos rescindir aqui na loja (???), tenho de telefonar para nossa central para o senhor explicar porque de querer rescindir, e eles lá é que anulam o serviço". Ainda calmo disse que por mim tudo bem queria era rescindir o serviço. Lá teve a rapariga 5-10 minutos ao telefone e no final disse-me que as linhas estavam ocupadas que me teria de dirigir à outra loja PT/MEO daquele centro comercial. Bem, nessa altura comecei a bufar e a praguejar.

Chego à outra loja, mais 10 minutos à espera de ser atendido, e mais uma vez a conversa do porquê querer rescindir e eu a explicar mais uma vez. Depois vira-se o rapaz e diz que tenho no sistema um contrato vinculativo de 24 meses, a tampa salta-me de vez e respondo - "Eu não quero saber o que está no sistema, o que tenho assinado diz 12 meses, prazo que já acabou por isso quero rescindir o serviço Sapo.". Provavelmente ele estava a ver o meu contrato MEO, esse sim tem um vinculo de 24 meses, mas pronto sigamos em frente.

La volta o rapaz a telefonar para a linha do Sapo que continuava ocupada, tenta ligar para a linha do MEO onde lhe dizem que eles não podiam resolver o assunto. E eu a pensar, mas esta #$#%& não é toda PT, qual a dificuldade!!! Nessa altura eu já a entrar em ponto de ebulição digo - "Mas qual é a dificuldade de rescindir um serviço? Expliquem-me que eu não percebo? Uma coisa tão simples como eu chegar aqui e assinar um papel e acabou, qual a complicação?"

O desgraçado do rapaz que teve de levar comigo, sem culpa porque ele só cumpre as directrizes da empresa, lá foi falar com o gerente que lhe deu autorização para me rescindir o contrato (que pelos vistos afinal até dava), mas que ainda me iam telefonar posteriormente da Sapo, como o telefonema não podia ser feito naquela altura. Acabei por dar os parabéns ao rapaz pelo esforço, e aparentemente livrei-me da Sapo, acho que os pega-monstros grudam menos que estes serviços.

segunda-feira, maio 20, 2013

Bonsai Taxodium

Já há algum tempo que andava atrás de um bonsai do estilo floresta, apesar de neste caso não ter uma espécie específica que gostava de ter. Depois de ter adquirido o Acer Deshojo, como primeira experiência com bonsais de exterior, e a experiência até estar a ser positiva, gostava de um novo bonsai de exterior pois acho que são bonsais mais interessantes.

Este fim-de-semana acabei por adquirir a minha floresta, da espécie Taxodium. Esta espécie é oriunda do México e Estados Unidos, e ao que parece ao contrário dos outros bonsais gosta de ter a terra húmida devido a ser uma espécie originalmente de zonas pantanosas, logo tem uma grande necessidade de água. As raízes encontram-se protegidas por uma camada oleosa, o que dá uma protecção extra contra fungos e apodrecimento radicular.

Já encontrei algumas contradições quanto à exposição solar há pessoas que dizem que é uma árvore que adora sol, enquanto outras dizem que sol directo pode queimar as folhas com alguma facilidade. Uma coisa parece ser certa, é uma árvore que gosta de muita luz e de calor, nestes pontos existe alguma unanimidade. Outra coisa que parece ser comum nos comentários é que a Taxodium é uma árvore bastante resistente, algo que não me espanta pois a parte mais sensível das árvores são as raízes, logo o facto da Taxodium ter raízes bastante resistentes indicaria que a própria planta era resistente.


quarta-feira, maio 15, 2013

Como motivar um colaborador?

Acho que a maior parte das empresas em Portugal peca por ter uma filosofia de ter trabalhadores (escravos do dinheiro) em vez de ter colaboradores, e isto é uma grande diferença. Há que perceber que um trabalhador motivado é muito mais leal, produtivo e disponível para fazer sacrifícios pela empresa, melhorando as suas condições pessoais e aumentando o lucro da empresa (win-win situation).

Hoje chegou-me um artigo ao conhecimento que acho que todos deviam ler, empregados e especialmente empregadores, que dá algumas dicas como melhorar a relação com os colaboradores. E o que posso dizer é que isto funciona, este artigo está escrito no blog do InvoiceXpress, um dos produtos com mais sucesso em Portugal e desenvolvido pela empresa Rupeal, na qual trabalha o meu amigo Pedro já há vários anos e o feedback que tenho dele é que ele continua 'apaixonado' pela empresa e não se vê a trabalhar noutro lado.

segunda-feira, maio 13, 2013

Personal Camp

Neste sábado participei no treino militar Personal Camp, promovido pela Personal Body de Oeiras. Infelizmente houveram muitas desistências de última hora o que fez com que o grupo não chegasse às 2 dezenas de pessoas, mas quem perdeu mais foi quem não apareceu.

Apesar de não conhecer ninguém foram todos super simpáticos, foi um grupo fácil de interagir pois colocavam todos muito à vontade, as poucas pessoas que foram e não treinavam no ginásio rapidamente se sentiam parte do grupo.

Quanto ao treino, começou por um pequeno aquecimento, jogos de conquer the flag, percorrer 4 vezes um percurso de obstáculos, corridas a carregar sacos de brita e mover pneus entre dois pontos, exercícios físicos, corrida e o tradicional jogo da corda. Foram 2 horas muito bem passadas.

sexta-feira, maio 03, 2013

O meu novo trabalho

Após 6 anos na PDM decidi que tinha de dar um novo rumo na minha carreira, tinha de mudar de ares, conhecer coisas diferentes de modo a tornar-me um melhor profissional. A decisão acabou por não ser fácil, sair da zona de conforto acaba por ser gratificante depois de o fazer, mas tomar a decisão de o fazer e colocar acção para que isso aconteça nem sempre é fácil de se fazer.

Os 6 anos são muito tempo e é normal que isso tenha deixado muitas marcas, especialmente muitos amigos, o que é bom e ao mesmo tempo é o que me deixa mais pena e saudades da PDM.

Mas o mais importante, agora estou num novo projecto na Urbanos, parece-me que vou gostar bastante, hoje conheci parte da equipa e todos foram super amáveis e tentaram-me ajudar simpaticamente em tudo o que podiam. O local de trabalho é a pior parte, é muito mais longe da minha casa (apesar de em tempo de viagem ser pouca a diferença), e mais uma vez estou numa sala interior, sem janelas e sem luz natural. Uma coisa curiosa, mas que já tinha-me acontecido noutras empresas onde trabalhei, é que disponibilizam fruta à descrição o que é bastante bom para um comedor de fruta como eu, já não preciso de levar fruta de casa.

Quanto ao projecto em si parece-me muito ambicioso, informatizar e providência inteligência e automatismo a um enorme sistema, com implicações imensas parece-me um grande desafio para ser feito num curto espaço de tempo, mas o resultado final pode ser surpreendente. Inicialmente parece-me que vamos andar a apagar mini-fogos por todos os lados e aproveitar essa experiência para ir criando o sistema principal, estou curioso para ver como as coisas vão correr.