segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Amor, estúpido e louco

Este fim-de-semana vi um filme que me surpreendeu positivamente, Crazy, Stupid, Love. Estava à espera de mais uma comédia romântica, cheia de clichés e de banalismos, contudo o filme é uma excelente comédia que por acaso é romântica. Algumas cenas e volte faces são inesperados o que faz com que estejamos constantemente interessados no desenrolar do filme, sem que hajam momentos de monotonia.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Programar e jogar ao mesmo tempo

Ora aqui está uma maneira bem gira de tentar ser um melhor programador. Para quem programa com o Visual Studio existe um plugin chamado Visual Studio Achievements, cujo objectivo é analisar o código realizado e assim ir cumprindo missões como se fosse um jogo.

As missões no Visual Studio Achievements podem ir de coisas simples como imprimir o código fonte até ter soluções com 50 projectos lá dentro. Também existem achievements para más práticas que infelizmente não dão pontos negativos mas que no perfil ficam marcadas como já executadas. Fica aqui o link para o meu perfil, até agora ainda me faltam bastantes, mas hei-de lá chegar...

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

20Km Cascais 2012 - Resultados

Após o ano passado ter ficado perto do meu objectivo que era fazer os 20km em menos de 1h40m, este ano estava apostado em cumprir esse objectivo. A minha preocupação inicial era o facto de estar constipado, estava entupido e com bastante expetoração o que não facilitava nada a respiração. O dia estava excelente para a prática de atletismo, um sol radiante com uma temperatura amena que não chateava, nem com frio nem com calor.

A prova teve um percurso ligeiramente diferente do ano anterior que até o achei um pouco mais complicado porque em vez de ter uma recta a uma dada altura, fazia um desvio onde era uma descida seguida de uma subida, tirando isso era exactamente igual.

Tempos de passagem:
  • 2km - 10m15s (5m08s por km) - estava extremamente lento, costumo começar as corridas mais forte e bem sei que até aos 2km era praticamente sempre a subir mas tinha de aumentar o passo. A decisão era tentar bater os 1h40m ou então estoirar a tentar, mas não valia a pena continuar aquele ritmo.
  • 5km - 24m35s (4m47s por km) - tinha aumentado um pouco o ritmo aproveitando uma descida acentuada e já estava 25 segundos abaixo do tempo de passagem para o meu objectivo, contudo e curiosamente ainda estava mais lento que no ano anterior no mesmo ponto de passagem.
  • 7km - 34m10s (4m48s por km) - Continuava a conseguir manter o ritmo sem sentir grande desgaste e já estava a respirar bem melhor, muito mais desentupido.
  • 10km - 48m35s (4m52s por km) - Meio da prova, estava com um tempo ligeiramente superior ao que faço em provas de 10km, e 1m25s abaixo do tempo de passagem que necessitava, nesta altura só se desse o estoiro mesmo é que não conseguiria cumprir. Tive esse medo porque ainda estava a meio, mas era tentar continuar ao mesmo ritmo o máximo de tempo que conseguisse.
  • 12km - 58m05s (4m50s por km) - Nesta altura começou-me a doer ligeiramente o joelho esquerdo, e para quem conhece o locar estávamos a chegar ao Guincho e há sempre um forte vento na direcção Guincho-Cascais. Então decidi controlar um pouco o esforço até dar a volta no sentido de Cascais e apanhar o vento pelas costas.
  • 15km - 1h12m50s (4m55s por km) - Já tinha passado a parte mais complicada, apesar de ser ligeiramente a subir o vento pelas costas era uma bênção e estava a sentir-me bem, só faltava 1/4 da prova e agora era dar tudo.
  • 18km - 1h27m30s (4m43s por km) - Nesta altura senti-me bem também a nível psicológico, comecei a ultrapassar pessoas que tinha visto anteriormente a passarem por mim e algumas delas até rápido que estavam a começar a andar nas subidas. A partir daqui era sempre a descer até à meta, estava garantido o cumprir do objectivo.
  • 20km -1h36m31s (4m31s por km) - Devo dizer que a primeira vez que olhei para o relógio depois de chegar nem acreditei bem no tempo. Os últimos 2 km senti que estavam a ser feitos bastante rápidos, eram sempre a descer e apanhei a 'boleia' de outro atleta e fomos a puxar um pelo outro até ao final, mas ao ponto de fazer a média de 4m31s/km nos últimos 2km de uma prova de 20km não estava mesmo nada à espera.
Outros dados:
  • Velocidade média: 12,43 km/h
  • Tempo médio por quilómetro: 4m50s
Objectivo cumprido e aqui ficam os resultados dos 20km de Cascais.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Tróia - Sagres - Lagos

Ora aqui fica o vídeo que resumiu a minha viagem para o Algarve de bicicleta, juntamente com o Pedro e o Nuno. Ainda deixo aqui o relato da viagem pelo Pedro.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

A repetição do Tróia-Lagos

Depois de no último ano ter feito o Tróia-Lagos em 4 dias desta vez voltei a fazer o mesmo percurso mas com a necessidade de reduzir para 3 dias. Desta vez mudei os meus companheiros de viagem, foram os já habituais amigos destas aventuras o Pedro e o Nuno


Em relação à última viagem o que posso dizer é que apesar de terem sido muito idênticas em termos de percurso, não há amor como o primeiro. Por outro lado a experiência também é importante e o facto de já saber o que me esperava dava-me algumas vantagens e tranquilidade; locais mais difíceis, erros de trajecto, sítios onde comer e onde dormir, tudo isto eram coisas que conseguia antecipar.


Em relação aos meus parceiros portaram-se como campeões, aguentaram a sua primeira grande viagem com quilometragens diárias a rondar os 80km, em terrenos difíceis e com algum desnível especialmente no 2º dia quando fomos de Porto-Covo até Aljezur, para mim este foi o dia mais complicado. O Nuno fartou-se de sofrer nos últimos 2 dias mas como lhe disse mais vale quebrar do que vergar, e ele conseguiu aguentar tudo apesar de ter ficado KO.


Foi uma viagem fabulosa sem dúvida que também serviu para testar o efeito dos alforges, visto que vão ser necessários na próxima grande aventura que será ir a Santiago de Compostela saído de Lisboa. Tudo correu bem, não houveram quedas tirando uma queda minha parado por os pedais não desencaixarem dos sapatos, e a nível de avarias também nada de significativo tirando um elástico que se enrolou no meu carreto da roda. Vamos à próxima a grande velocidade!

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Este blog escreve em português

Apesar de não ser um expert em língua portuguesa, percebo claramente que este acordo ortográfico é uma aberração e um atentado à cultura portuguesa e de todos os países da CPLP. Na minha modesta opinião cada país da CPLP apesar de ter como base a língua portuguesa, também introduziu na linguagem tanto falada como escrita alterações que mostram as nossas diferenças culturais.

Desde sempre fui contra o acordo ortográfico, e agora com a decisão patriótica de Vasco Graça Moura de obrigar toda a comunicação do CCB a ser escrita em português de Portugal, esta polémica volta novamente à ordem do dia. Infelizmente temos problemas muito mais graves para resolver e os políticos do nosso país em vez de se preocuparem com os problemas ainda estão apostados em criar novos como neste caso.


Gostava de ter encontrado um vídeo com as declarações de João Pereira Coutinho no TVI24 da última sexta-feira à noite, infelizmente só encontrei a parte final das declarações pois elas explicavam bem o porquê deste acordo ortográfico ser uma abominação.

Tal como demonstra a peça cómica dos Contemporâneos, este acordo ortográfico só foi criado por interesses economicistas sem a mínima preocupação pelo nosso legado histórico. Este blog escreve e continuará a escrever no meu bom português de Portugal.

domingo, fevereiro 05, 2012

Tarde cinematográfica

Aproveitando o frio intenso de ontem o dia foi dedicado a ficar em casa. Uma das coisas que fiz foi ver filmes, e desta vez acertei em cheio, 2 filmes um deles bom o outro fenomenal.

Comecemos pelo bom, The Three Musketeers de 2011. Um versão alternativa desta história já tão usada e abusada pela industria cinematográfica. Por ser tão usada não estava à espera de grandes inovações, mas espanto meu quando vejo que o fio de história original é seguido, contudo com uma realização bastante alternativa. Podem ser notadas influencias de filmes como Missão Impossível, Matrix, Resident Evil ou os tradicionais filmes de artes marciais. Uma menção honrosa para os actores que interpretam os vilões, muito boas representações todas elas. Apesar disto tudo a história decorre fluída sem que a tradicional história e a inovadora interpretação dela choquem, produzindo um filme que me entreteve durante quase duas horas.

O filme fenomenal é o Patch Adams. É um filme marcante, mais um do Robin Williams que me fez lembrar outro grande filme dele o Awakenings. Engraçado que o realizador deste filme se notabilizou por realizar filmes cómicos, contudo este filme apesar de ter um grande cariz cómico, a sua principal característica é a transmissão de emoções e de sentimentos. Mais uma vez este filme vem provar a minha teoria que os melhores filmes são baseados em factos verídicos ou acontecimentos históricos.